§ 3. A precedência antológica da questão-do-ser
A caracterização da questão-do-ser pelo fio-condutor da estrutura formal da pergunta corno tal pôs em claro essa questão como uma pergunta peculiar, de tal maneira que sua elaboração e mais ainda sua solução exigem uma serie de considerações-fundamentais. Mas o caráter assinalado da questão-do-ser só virá à luz por completo quando a pergunta estiver delimitada de modo suficiente em sua função, sua intenção e seus motivos.
A necessidade de uma repetição da pergunta foi até agora motivada, de um lado, por sua origem venerável, [9] mas sobretudo porque lhe falta uma resposta determinada e mesmo porque não há uma formulação da pergunta que seja em geral satisfatória. Mas ainda se poderia querer saber a que deve servir essa pergunta. .Ela permanece unicamente ou é em geral apenas assunto de uma especulação sobre generalidades as mais gerais, flutuando no ar — ou ela é a pergunta mais de princípio e ao mesmo tempo a mais concreta?
Ser é cada vez o ser de um ente. O todo do ente pode se tornar o campo em que se põem-em-liberdade e se delimitam determinados domínios-de-coisa, segundo seus diversos âmbitos. Domínios-de-coisa que de sua parte, por exemplo, história, natureza, espaço, vida, Dasein, linguagem etc. podem ser tematizados como objectos (Gegenständen) das correspondentes investigações científicas. A pesquisa científica efetua, ingênua e toscamente, a demarcação e a primeira fixação dos domínios-de-coisa. A elaboração do domínio em suas estruturas-fundamentais já é levada a cabo de certo modo pela experiência e pela interpretação pré-científicas do âmbito-do-ser dentro do qual o domínio-de-coisa é ele mesmo delimitado. Os “conceitos-fundamentais” que surgem dessa maneira permanecem de imediato os fios-condutores para a primeira abertura concreta do domínio. Mesmo que o peso da pesquisa resida sempre nessa positividade, seu verdadeiro progresso, porém, não se efetua tanto em juntar resultados e guardá-los em "compêndios” quanto, a partir de tal crescente conhecimento
51